Programa GLOBE NASA AEB LabMóvel

O LabMóvel em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o programa GLOBE da NASA firmaram parceria para promoverem o interesse pela ciência, levando estudantes e outros cidadãos a produzir conhecimento científico a partir de protocolos padronizados, desenvolvidos e testados por cientistas.

Dessa foma os dados podem ser comparados com outros coletados em qualquer parte do mundo, seguindo a mesma metodologia.

O programa permite a investigação de várias áreas da ciência ambiental, como atmosfera (clima), hidrologia, solos, cobertura do solo (vegetação) e fenologia (estudo dos ciclos de vida animal e vegetal). No Paraná, serão aplicados os módulos de atmosfera e de mosquito. O mesmo trabalho será realizado simultaneamente nas cidades de São José dos Campos (SP) e do Rio de Janeiro.

Os protocolos do GLOBE permitem que os alunos, com a orientação de seus professores, desenvolvam uma vasta gama de habilidades, incluindo o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados e a aprendizagem independente. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de se conectarem, por meio de projetos de ciência, com estudantes e cientistas de todo o mundo.

LabMóvel UFPR

Rua Jaguariaíva, 512