IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná

A Feira será realizada na cidade de Matinhos, no Ginásio do SESC Caiobá de 29 a 31 de outubro de 2019 na Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, nº 91, Matinhos – PR, 83260-000.

Localização do Ginásio: https://goo.gl/maps/pkobUxrBRnLkni7C8

O tema será “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, tema também da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

 

Mais informações sobre o tema podem ser consultadas no site da SNCT:

 

  • Regulamento

  • Inscrições (finalizadas) de trabalhos para a Feira. Os que já conseguiram se cadastrar no link antigo não precisam reinscrever os trabalhos.

O prazo foi estendido para que todos pudessem cadastrar seus trabalhos. Se você está com problemas para acessar a páginas das inscrições pode ler o tutorial disponível aqui.

 

Minicursos

Clique aqui para acessar o formulário para inscrição nos minicursos


Arduino e STEAM – Do físico ao virtual, a prototipagem na Educação Básica

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Critérios para inscrição: - Ser professor da escola básica e estar com o seu estudante atuando na IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná a ser realizada de 29 a 31 de outubro de 2019 no SESC Caiobá. - Ou ser estudante da UFPR. - Cada participante deverá trazer o seu notebook para a atividade, pois não serão fornecidos notebooks durante o minicurso.

Carga horária: 8 horas.

Ministrante: professor Marcel Cunha e auxiliares.

Frequência e certificação: Participação de no mínimo 80% das atividades. Avaliação por observação no desenvolvimento dos projetos, acompanhamento das montagens dos experimentos.

Público alvo: Alunos de escola pública da educação básica (a partir do 8º ano) e professores da escola pública da educação básica interessados em levar o conhecimento para sua prática docente.

Programação: 30/10/19 (Manhã): Apresentação de projetos que utilizaram o Arduino em seu controle. Apresentação de base teórica sobre as partes que compõe o microcontrolador e seus periféricos; 30/10/19 (Tarde): Desenvolvimento de prototipagem eletrônica com programação; 31/10/19 (Manhã): Desenvolvimento de prototipagem eletrônica com programação.

Metodologia: As atividades serão realizadas em duas etapas, a primeira será de visualização de projetos que utilizam a tecnologia open source (hardware e software livre) e a fundamentação teórica que compõe a placa comercialmente conhecida como Arduino. Na segunda etapa serão propostos projetos básicos para o momento de “mão na massa”, desta forma os cursistas poderão executar atividades de prototipação com programação em C++ e eletrônica básica. Serão propostos, a princípio, 4 (quatro) projetos (Blink, Sequência de LED’s, Servomotor e driver para motor DC com transistor). Ao final do evento será apresentado software livre e online para simulação dos circuitos.

Avaliação: Preencher com a forma de avaliação dos participantes deverá depois constar no certificado. 80% de frequência e montagem/teste de no mínimo 3 (três) dos 4 (quatro) projetos.

 
Minicurso: Xadrez Básico

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Critérios para inscrição gratuita: - Ser professor da escola básica e estar com o seu estudante atuando na IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná a ser realizada de 29 a 31 de outubro de 2019 no SESC Caiobá. - Ou estudante da UFPR.

Carga horária: 8 horas.

Ministrantes: Marcos Vinícius Lobo e Leo Pasqualine de Andrade.

Frequência e certificação: Ter frequentado a carga horária mínima e ter participado das atividades a serem desenvolvidas com os outros cursantes e estudantes durante o evento em que o curso se realizará.

Público alvo: Professores e estudantes.

Programação: - Aprendizado sobre o xadrez escolar básico; - Aprendizado sobre o xadrez básico escolar e atividade enxadrística; - A história do xadrez e damas; - As leis da FIDE (Regras do Jogo); - O término da partida e os casos de empate; - O Xeque-mate; - Os mates na oitava e primeiras fileiras; - As variações na defesa e os mates na oitava e primeiras fileiras; - Os mates elementares. Proposição de trabalho a ser desenvolvido com exercícios práticos; - Leis da FIDE e dúvidas recorrentes.

Avaliação: Participação em todas as atividades desenvolvidas.

 

Ilustração Botânica para professores

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Critérios para inscrição gratuita: - Ter interesse em Ilustração botânica; - Ser professor da escola básica e estar com o seu estudante atuando na IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná a ser realizada de 29 a 31 de outubro de 2019 no SESC Caiobá; - Ou estudante da UFPR.

Carga horária: 8 horas.

Ministrante: Ricardo Ap. Albano Lopes.

Frequência e certificação: Ter frequentado a carga horária mínima e ter finalizado uma ilustração desenvolvida em aula.

Público alvo: Professores, biólogos, cientistas, ilustradores, interessados em Ilustração e botânica em geral.

Programação: 30/10: 10 h aula teórico/prática de desenho básico, desenvolvimento de Ilustração através de observação e continuação da ilustração em grafite; 31/10 pintura da Ilustração desenvolvida com aquarela.

Avaliação: Processual e ilustração finalizada dentro dos conceitos técnicos. 


Segurança e saúde do trabalho no âmbito escolar: Prevenção de acidentes e técnicas de primeiros socorros

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Critérios para inscrição gratuita: - Ser professor da escola básica e estar com o seu estudante atuando na IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná a ser realizada de 29 a 31 de outubro de 2019 no SESC Caiobá; - Ou estudante da UFPR.

Carga horária: 8 horas.

Ministrantes: Cleiton de Oliveira e Larissa Lariane Nunes Pereira.

Frequência e certificação: O minicurso terá duração de 8 horas, sendo 4 horas de teoria e 4 horas de prática. A frequência mínima é de 80%.

Público alvo: - Professores; - Comunidade em geral.

Programação: Reanimação cardiopulmonar (RCP); Heimlich em adultos; Heimilich em bebês; Traumas recorrentes no âmbito escolar. Como agir?; Segurança e saúde do trabalho no âmbito escolar.

Avaliação: Os critérios de avaliação será de forma qualitativa, através de uma autoavaliação, conforme a participação e presença dos alunos.

 

  • Todos os minicursos acontecerão nas dependências da UFPR Setor Litoral.
  • Haverá translado (ida e volta) do SESC Caiobá para a UFPR Setor Litoral para os que estiverem inscritos nos minicursos.
 

MINICURSOS ENSALAMENTO

Todos os minicursos acontecerão nas dependências da UFPR Setor Litoral. Rua Jaguariaíva, 512. Caiobá.

Link para a rota no Google Maps saindo do SESC Caiobá a pé:

https://bit.ly/2JvXUFz

Horários: 9 h 30 min às 12h e 13 h 30 min às 16 h 30 min

Obs.: há translado do SESC Caiobá para a UFPR Litoral, ida e volta.

 

Minicurso
Sala na UFPR Litoral
Professores
Arduino e STEAM
Sala 12B (bloco B, primeiro andar)
Marcel e Lucas
Xadrez Básico
Sala 14B (bloco B, primeiro andar)
Léo Pasqualine
Ilustração Botânica para professores
Sala 11B (bloco B, primeiro andar)
Ricardo Aparecido
Segurança e saúde do trabalho no âmbito escolar
Sala 16B (bloco B, primeiro andar)
Larissa e Cleiton

 


PageLines