VIII Feira de Ciências do Litoral Paranaense versão 2018

Localização da Feira: Ginásio Municipal de Esportes Albertina Salmon, rua João Régis, Bairro Ponta do Caju em Paranaguá – Paraná.

Link no Google Maps: https://goo.gl/maps/d4vbGCnjARS2


Realização dias 23, 24 e 25 de outubro de 2018.

As inscrições de trabalhos serão feitas exclusivamente através das Inscrições.

O período de inscrições será do dia 13 de agosto ao dia 07 de outubro de 2018.

(Atenção as inscrições foram prorrogadas até 09/10/2018)


Os trabalhos terão para este ano de 2018 temática livre, porém salienta-se que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desse ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades. Dessa forma, seria interessante que os trabalhos seguissem essa temática.


Este ano a feira acontecerá em Paranaguá em parceria com a prefeitura Municipal da cidade.





Minicursos:

- Os minicursos serão realizados nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Albertina Salmon, onde acontecerá a Feira.

- Para certificação num minicurso é necessária a presença em 100% da carga horária.

- Todos os minicursos acontecerão em 24/10/2018 conforme descrições a seguir.


Inscrições encerradas.


  • Aprendizagem Criativa

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Condições para inscrição: Para participar do curso, é necessário que o cursista traga o seu notebook e que tenha instalado o programa do Scratch. Assim, será possível trabalharmos no modo offline. Para baixar, acesse o link: https://scratch.mit.edu/download

Carga horária: 6 horas.

Ministrantes: Edna do Rocio Becker.

9h às 10 h Apresentação SEED Lab; Atividade mão na massa: Introdução à metodologia científica. Descrição: nessa atividade, os cursistas receberão peças em recortadas em materiais diversos, assim como parafusos de diversos tamanhos. Com eles, deverão criar um pião que gire o maior tempo possível, através de experimentações.

10 h às 12 h: Atividade mão na massa: Introdução à eletrônica básica com kits de baixo custo; Descrição: os cursistas terão a oportunidade de criar circuitos eletrônicos em papel, e também aprenderão a montar kits básicos de eletrônica de baixo custo, com material reciclável, semelhantes ao scopabits.

13h30min às 16h30 min: Atividade mão na massa: Descomplicando a Programação; Descrição: Nessa atividade, desvendamos os mistérios da programação e apresentamos o Scratch, que é uma poderosa ferramenta para o ensino de programação tanto para crianças como para adultos. Conceituação de Aprendizagem Criativa. Encerramento.


  • Xadrez Básico

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Condições para inscrição: não há.

Carga horária: 6 horas.

Professores ministrantes: Marcos Lobo e Isabela Ribeiro Ferreira.

Conteúdo: 1 A história do xadrez e damas; 2 As leis da FIDE I (Regras do Jogo); 3 O término da partida e os casos de empate.; 4 O Xeque-mate; 5 Os mates na oitava e primeiras fileiras; 6 As variações na defesa e os mates na oitava e primeiras fileiras; 7 Os mates elementares. Proposição de trabalho a ser desenvolvido com exercícios práticos; 8 Leis da FIDE e dúvidas recorrentes.


  • História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para o Ensino de Ciências (Lei 10.639/03)” e “Projeto Social e Tecnologia”

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Condições para inscrição: não há.

Carga horária: 6 horas.

Professor ministrante: Manoel Emanuel Leme.

9 h às 12 h: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para o Ensino de Ciências (Lei 10.639/03)

13 h 30 min às 16 h 30 min: Projeto Social e Tecnologia


Algumas estatísticas para a Feira deste ano:

- Estatísticas dos trabalhos aprovados.


Resultado Final | Resultado Geral do Voto Popular | Resultado Geral dos Trabalhos que participaram da Feira | Fotos dos campeões | Fotos Gerais


PageLines